01/03/2018
O uso de pesticidas gerou preocupação internacional por riscos ambientais e de saúde que afetam particularmente os mais pobres e vulneráveis e especialmente as crianças. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) produziu um relatório Compreendendo os Impactos dos Pesticidas em Crianças, instando o setor público e privado a agir em conjunto para reduzir o impacto negativo do uso não regulamentado de pesticidas.
O aumento do uso de pesticidas está intimamente relacionado com vários ODSs e especialmente com a promoção de crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego e trabalho decente para todos. Devido a fatores como a alta pobreza, 108 milhões de meninas e meninos são expostos anualmente a condições de trabalho perigosas, incluindo contato direto com pesticidas. A Unicef enfatiza a importância de conseguir uma produção e distribuição de alimentos mais seguras e mais sustentáveis através do desenvolvimento de sistemas resilientes através da agroecologia e proporcionando aos agricultores educação sobre técnicas integradas de manejo de pragas.
O uso indevido de pesticidas aumenta o risco de efeitos adversos para a saúde, particularmente nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, abordar os impactos prejudiciais dos pesticidas sobre mulheres e crianças reduziria a mortalidade prematura e as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças com menos de 5 anos de idade.
Uma das barreiras mais persistentes para avaliar o impacto da exposição a pesticidas é a grave falta de pesquisa e dados. Assim, seria crucial promover a conscientização e a educação, avançar na coleta e análise de dados, estabelecer mecanismos efetivos de regulação e monitoramento e encorajar e reforçar técnicas agrícolas mais produtivas e seguras para conseguir uma produção e distribuição de alimentos mais seguras e sustentáveis.
Juntamente com o Unicef, o CIFAL Curitiba convida todas as partes interessadas a se envolverem no desenvolvimento de recomendações viáveis para melhores políticas e práticas que respeitem e apoiem os direitos das crianças.
Clique aqui para acessar o relatório.
28/07/2016
25/07/2016
Nesta semana Transparency International lançou a segunda edição de seu relatório “Transparência em relatórios corporativos: avaliando multinacionais de mercados emergentes”, examinando as 100 maiores empresas de mercados emergentes. O relatório avalia três dimensões: a comunicação de elementos fundamentais dos programas anticorrupção; a divulgação de suas estruturas e holdings; a divulgação das principais informações financeiras por país.
Leia mais no relatório completo aqui.
21/07/2016
Envie para um amigo