25 a 27 de agosto de 2010

XXI Workshop CIFAL "Fontes de Financiamento para o Desenvolvimento Urbano"

O XXI Workshop CIFAL, ocorrido de 25 a 27 de agosto de 2010 em Curitiba, foi formulado para promover o conhecimento e a troca de experiências entre cidades latino-americanas sobre o tema do financiamento urbano. Os participantes do Workshop, atores locais em especial representantes do poder público municipal, foram munidos de ferramentas e conhecimento especifico de modo a alavancar o desenvolvimento local além de poder interagir com representantes de instituições financeiras.

A programação dos dois dias do evento foi baseada pela presença de importantes agentes fomentadores no tema de desenvolvimento urbano na América Latina (BID, CAF, BRDE, JICA e EDI) sobre tendências, métodos inovadores e identificação de fontes de financiamento para o desenvolvimento urbano sustentável.

A sessão interativa entre participantes foi feita por meio da Metodologia Cityshare sob orientação e colaboração do UNITAR, tendo como base a sessão de troca de experiências entre as cidades e organizações presentes.

Participaram 93 pessoas, representando 26 cidades brasileiras de 12 Estados diferentes (entre eles 11 capitais), 6 cidades sul-americanas e 1 cidade centro-americana. Estiveram os prefeitos de Pinhais/PR, Maringá/PR, Cáceres/MT, Tabarre/Haiti, Assessor Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai.

Além dos palestrantes de Agências de Fomento nacionais e internacionais (BID, CAF, BRDE, JICA e EDI), foram ouvidos experiências de 3 Municípios (Curitiba, Belo Horizonte e Maringá);  3 Instituições Privadas (AON, Volvo e Dalkia/VEOLIA);  1 Instituição Supranacional (Itaipu Binacional);  1 Secretaria de Estado do Planejamento do Estado do PR;  1 Secretaria Municipal de Finanças de Curitiba; e participações do Observatório Social do Brasil; Observatório de Indicadores de Sustentabilidade - ORBIS e Gerência de Fomento e Desenvolvimento do Sistema FIEP.

Na ocasião, um plano de ação foi gerado pelos participantes durante as trocas de experiências. Passadas duas semanas, este plano de ação foi comunicado a todos os envolvidos para informação, acompanhamento e/ou eventuais providências locais.

A equipe do Cifal Curitiba se coloca à disposição e reitera seu apoio para a execução dos planos e a promoção de acordos de cooperação entre cidades e solicita aos envolvidos a comunicação dos resultados de ações produzidas para realizar o monitoramento das atividades geradas durante o workshop.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO