Março 2010

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras CICI 2010

Workshop CIFAL XIX : FOMENTANDO REDES SOCIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE CIDADES INOVADORAS


clique para ampliar clique para ampliarParticipantes trocam experiências durante workshop (Foto: CIFAL Curitiba)

O tema do XIX Workshop Internacional Cifal Curitiba, "Fomentando Redes Sociais para Construção de Cidades Inovadoras" teve por objetivo inspirar os participantes a dialogar sobre a responsabilidade de cada cidadão na formação de redes sociais para o reflorescimento das cidades, por meio de projetos inovadores e sustentáveis.

A intenção foi utilizar o histórico de atuação do Cifal com a temática trabalhada durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras que era, em sua maioria, sobre a formação de redes sociais como o grande ponto transformador da nova sociedade.

A metodologia Cityshare foi desenvolvida pela UNITAR para dar condições as cidades de compartilharem suas experiências. Neste contexto, todos os passos do processo CityShare estão baseados em técnicas que permitem aos participantes apreciarem as experiências de seus pares, refletir sobre suas próprias práticas e aplicar o que acharem útil em seus próprios contextos. Em virtude de a Sessão Cifal ocorrer dentro da CICI 2010, onde houve cuidado para que os participantes fossem bastante ambientados, por meio de palestras e dinâmicas diversas a aplicação do Cityshare iniciou-se pela apresentação do processo, palestras introdutórias e em seguida os participantes foram convidados a preencher a matriz de Auto-avaliação.

Para a abertura da Sessão Cifal do 29º Workshop, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná analisou as correlações existentes entre o CICI e o Cifal e o trabalho que deve ser realizado pelas cidades no mundo atual. A Sra. Marielza Oliveira falou do trabalho da UNITAR no mundo, na América Latina e no Brasil.

Após a troca de experiências, os participantes puderam realizar a feira de conhecimentos onde tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre os oito temas sugeridos na matriz de auto-avaliação:


  •  Conhecimentos e Atuação em Redes Sociais;
  •  Comunicação entre Atores Locais;
  •  Educação para a Cidadania;
  •  Planejamento Urbano;
  •  Mobilidade Urbana;
  •  Lazer, Esporte e Cultura;
  •  Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, e;
  •  Visão de Futuro.


Estiveram presentes cerca de 80 pessoas de 20 localidades diferentes, representando, 07 Estados brasileiros, mais a cidade de Artigas, do Uruguai.

Durante a atividade da Auto-avaliação, na qual se estrai os gráficos Rio e Escada, percebeu-se grandes "gaps" em necessidade de desenvolvimento e entre as cidades participantes, e os temas Mudanças Climáticas, Lazer e Comunicação tinham demanda maior do que a oferta.

Pode-se afirmar que a avaliação geral dos participantes do workshop foi muito boa, principalmente no que diz respeito a condução das atividades e a composição do grupo de trabalho. Ainda segundo os participantes, há a necessidade de melhorar a divulgação do workshop, e os mesmos propuseram inúmeros temas que podem ser abordados em outras edições.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO