29 Agosto 2012

Cifal Curitiba prepara ações para reduzir violência no trânsito

Órgão ligado à ONU, mantido no Brasil pela Fiep, irá desenvolver quatro ações alinhadas com projeto mundial que pretende salvar 1,5 milhões de vidas


clique para ampliar clique para
            ampliarCristo Redentor iluminado de amarelo para o lançamento da Década de Segurança Viária (Foto: Cifal Curitiba)

Alinhado com a "Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020", iniciativa conjunta das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial e Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir as mortes causadas por acidentes de trânsito, o Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal Curitiba), órgão ligado à ONU mantido no Brasil pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) irá promover diversas ações nos próximos meses.


Segundo o coordenador técnico do Cifal Curitiba, Rafael da Costa, pelo menos quatro ações já estão em fase de planejamento. A primeira é um curso de ensino à distância com temática voltada à prevenção de acidentes. Também está prevista a formatação de um observatório, composto por três universidades da América Latina, uma da Colômbia, uma da Argentina e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O objetivo é monitorar ações referentes à Década de Ação para Segurança Viária e as ações dos governos latino-americanos neste sentido.

Outra iniciativa é a Jornada de Conscientização e Intercâmbio sobre Segurança Viária, que deverá ser realizada em Curitiba, em abril de 2013. O evento servirá para conscientizar os participantes sobre o plano Mundial de Segurança Viária da ONU e sua aplicação na América Latina. Também está prevista a elaboração de pesquisas sobre segurança viária para subsidiar a discussão sobre o tema.


clique para ampliar clique para
            ampliarCifal participa da promoção da Década de Segurança Viária em São Paulo (Foto: Cifal Curitiba)

Construindo o Caminho Rumo a Segurança Rodoviária - Na semana passada o Cifal participou do seminário organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para anunciar o compromisso destas instituições em trabalhar na promoção da segurança do trânsito. O evento, realizado no Hotel Renaissance em São Paulo, contou com a presença de personalidades como o campeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e o corredor Felipe Massa, além dos presidentes do BID, Luis Alberto Moreno e da FIA, Jean Todt. Na ocasião, os representantes do CIFAL reuniram-se com o BID para apresentar as iniciativas do centro e discutir pontos de cooperação com o banco para o fortalecimento da capacidade das instituições responsáveis pela segurança viária nas cidades latino-americanas.

Em novembro de 2012, o Cifal Curitiba participa como apoiador do I Encontro Ibero-americano de Jornalistas de Trânsito, Transporte e Segurança Viária, que será realizado em Buenos Aires, na Argentina. O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências entre jornalistas ibero-americanos a fim de melhorar a difusão e informações sobre segurança viária.

Para inscrições e maiores informações acesse http://www.oisevi.org/prensa/

Acidentes - Segundo dados da ONU, a cada ano 1,2 milhões de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito em todo mundo, outros milhões ficam feridos, muitos destes com sequelas graves. Os acidentes de trânsito são a 9ª causa de mortes em todo mundo e a principal causa de disfunção de jovens entre 15 e 29 anos.

Para enfrentar esta realidade, ONU, OMS e Banco Mundial lançaram, em junho de 2011, em Nova York (EUA), a "Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020". O objetivo é reduzir pela metade as mortes causadas por acidentes de trânsito em todo globo até 2020.



Comentários - Deixe seu comentário

por Ruben Saucedo - Terça-feira, 04 de Setembro de 2012 - 22:51:37 - Comentar

Obrigado amigos!!!


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO