Institucional - 01/10/2010

Experiência do Cifal Curitiba é mostrada na China

Centro coordenado pela Fiep participa de encontro internacional realizado em Xangai
clique para ampliar clique para ampliarRede Cifal em frente ao Pavilhão da ONU, Xangai EXPO Mundial, China (Foto: Cifal Curitiba)

O Centro Internacional de Formação de Atores Locais da América Latina (Cifal) de Curitiba mostrou sua experiência na área de capacitação com foco no desenvolvimento em dois eventos em Xangai, na China. Em 23 de setembro, o Cifal Curitiba teve a oportunidade de se apresentar no pavilhão da Organização das Nações Unidas (ONU) montado na Expo 2010 Xangai - exposição mundial aberta em maio e que deve receber mais de 70 milhões de visitantes até o fim de outubro.

Para o evento, foi preparado um vídeo em que o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que também ocupa a presidência do comitê gestor do Cifal Curitiba, explica a relevância do trabalho do Centro na capacitação de gestores com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento na América Latina. O Cifal Curitiba é coordenado pela Fiep desde o início do ano e organiza uma agenda de cursos e workshops nas áreas de desenvolvimento econômico local, e urbanismo sustentável e meio ambiente. A apresentação foi feita juntamente com os outros oito centros que formam a Rede Cifal, criada pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).

Também em Xangai, o Cifal Curitiba participou do Cifal Networking Steering Committee Meeting 2010, uma reunião entre representantes dos nove centros de treinamento e do UNITAR. Em dois dias de palestras e debates, os participantes trocaram experiências sobre metodologias de treinamento, formas de captar recursos e métodos de avaliação de resultados. "Foi muito importante participar dessa reunião para termos uma ideia mais clara do que precisamos fazer para alcançarmos os resultado que desejamos", conta Rafael Cesar da Costa, coordenador técnico do Cifal Curitiba.

Os três principais pontos abordados no encontro foram a adoção de uma nova ferramenta de avaliação dos cursos ministrados, a mobilização de recursos e as metodologias de treinamento. Também foi abordado o padrão de qualidade dos eventos dos centros e caminhos para eles ganharem maior visibilidade. Nos debates, o Cifal Curitiba apresentou sua participação durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010 (CICI 2010), que despertou o interesse de outros centros para a participação da próxima edição do evento.


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO