Treinamento - 23/11/2010 - 08/12/2010

Cifal faz treinamento sobre tratamento de resíduos

Workshop foi realizado em Foz do Iguaçu, durante o Encontro Cultivando Água Boa +8


clique para ampliar clique
            para ampliarWorkshop em Foz do Iguaçu reuniu participantes do Brasil, Paraguai e Argentina (Foto: Divulgação) (Foto: Itaipu Binacional)

A gestão de resíduos sólidos urbanos foi o tema de um workshop organizado pelo Centro Internacional de Formação de Atores Locais de Curitiba (Cifal) durante o Encontro Cultivando Água Boa +8, no dia 16 de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento permitiu a troca de experiências entre cidades do Brasil, Paraguai e Argentina e fez parte do "2º Encontro de Lideranças para Sustentabilidade Territorial na Área de Influência de Itaipu e Yacyreta".

O Cultivando Água Boa é um programa de desenvolvimento local que envolve os municípios lindeiros ao reservatório da hidrelétrica. A Itaipu lidera 65 diferentes ações na área de meio ambiente e vem estimulando a adoção de boas práticas ambientais na tríplice fronteira. Nesse contexto, o workshop preparado pelo Cifal tinha como objetivo fomentar o debate entre representantes de governos municipais, fornecendo ferramentas para que eles possam formular planos de ação em suas cidades.

Durante o workshop, foram apresentados os projetos de desenvolvimento das hidrelétricas de Itaipu e Yacyreta, e foram mostradas as diretrizes da lei brasileira de gestão de resíduos sólidos. A legislação traz 14 princípios e os participantes do encontro apontaram os temas que apresentam maiores dificuldades de serem implementados. "Eles destacaram as questões de educação ambiental, saúde pública, e o tratamento de resíduos sólidos em si. Chamou muito a atenção o fato de a educação aparecer em primeiro lugar entre as preocupações", conta Rafael Cesar da Costa, coordenador técnico do Cifal Curitiba.

Em seguida, os participantes trocaram experiências sobre ações nas áreas apontadas como mais importantes. Eles também assistiram a uma apresentação feita pela cidade de Cascavel, que contou como ela montou um sistema de tratamento de lixo que permite coletar o biogás dos aterros para gerar energia elétrica.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO