Nápoles | 04 Set.2012 - 18/09/2012

Treinamento sobre wikicidades é realizado durante o VI Fórum Urbano Mundial

Evento em parceria com a Lung


clique para ampliar clique para ampliarDiscussão após apresentações (Foto: CIFAL Curitiba)


O CIFAL realizou no dia 4 de setembro em Nápoles, Itália, uma sessão internacional de capacitação sobre plataformas colaborativas digitais denominadas “wikicidades” como parte do Sexto Fórum Urbano Mundial. O evento foi realizado em parceria com a empresa social Lung de Porto Alegre idealizadora da plataforma portoalegre.cc.

O evento começou com uma apresentação sobre o conceito de wikicidades - plataformas colaborativas digitais que tem como objetivo promover articulação, mobilização e cooperação de pessoas em torno de causas que contribuam para o desenvolvimento de uma cidade. Exemplos de wikicidades de várias partes do mundo foram apresentados, como o fixmystreet.com (Reino Unido) e o peoplemakeparks.org (Estados Unidos). Participantes de 15 países diferentes dividiram-se em grupos de quatro cidades – Nápoles, Nairobi, Buenos Aires e Manila - para identificar causas e apontar como uma plataforma colaborativa poderia contribuir para a solução conjunta do problema. No final do exercício, os participantes apresentaram os resultados para todos. O grupo de Manila, por exemplo, definiu como problema o congestionamento de veículos da metrópole e apontou como solução o uso do twitter e plataforma digital para identificar pontos críticos e horários de maior trânsito.

clique para ampliar clique para ampliarApresentação da equipe de Nairobi (Foto: CIFAL Curitiba)

As discussões entre os participantes também consideraram diferenças culturais e o desafio de implementar tecnologias digitais em algumas regiões.  O prefeito Kalumba Ssebuliba do município de Nakawa, parte da cidade de Kampala, capital do Uganda, ressaltou a dificuldade de trabalhar com este tipo de conceito na África. Segundo Kaluma, o rádio ainda é uma das principais ferramentas para a disseminação de informações para a comunidade como acidentes de trânsito e problemas de infraestrutura.


A avaliação mostrou que 72% dos participantes ficaram satisfeitos com o evento, que contribuiu para seu conhecimento em estratégias para estimular o envolvimento e a participação dos cidadãos no processo de construção de cidades mais humanas.

Fórum Urbano Mundial - WUF6

 

clique para ampliar clique para ampliarCerimônia de fechamento (Foto: CIFAL Curitiba)

Essa capacitação do Cifal e Lung foi a única participação brasileira selecionada na programação das sessões de treinamento do evento, organizado a cada dois anos pela UN-HABITAT, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. O evento contou com 8271 participantes de 152 países e de todas as categorias incluindo governos nacionais, regionais e locais, parlamentares, organizações da sociedade civil, academia, setor privado, organizações multilaterais, instituições financeiras e agências das Nações Unidas.

 

Tendo como irreversível a rápida urbanização e o fato de que 2/3 da população mundial já vive em áreas urbanas, o Fórum apresentou grande parte das temáticas relacionadas à discussão sobre o futuro das cidades e com enfoques voltados à urbanização sustentável, a habitação digna, mobilidade urbana mais humanizada e a cooperação entre os diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Segundo o Dr. Joan Clos, Diretor Executivo da UN- HABITAT, "é essencial nutrirmos e planejarmos nossas cidades com cuidado, pois elas são as maiores conquistas físicas da civilização humana. Para se ter uma cidade que gera prosperidade, riqueza e empregos para os jovens, juntamente com habitação digna e serviços básicos, e que conserva energia e reduz a pobreza, a poluição e a produção de resíduos - a cidade deve ser adequada e cuidadosamente planejada. Uma área urbana deve ser bem planejada para que seja um motor de geração de riqueza. E cidades devidamente planejadas devem ser a nossa contribuição estratégica para as próximas gerações. As principais áreas onde governos, autoridades locais, e especialistas precisam agir com devida atenção são os espaços públicos. Para reduzir a pobreza temos de re-organizar a ordem espacial nas cidades não planejadas e temos que ter instituições para implementar isso".

As fotos deste evento e do Fórum Urbano Mundial estão disponíveis na nossa galeria doFlickr.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO