06/12/2012

Evento em Marrocos discute capacitação

Cifal participa do encontro que consolida a criação da Academia Africana de Governos Locais (ALGA) na capital marroquina de Rabat.

A qualificação, a formação e o desenvolvimento das competências das autoridades e dos gestores públicos são componentes essenciais e ocupam uma posição estratégica do Reino do Marrocos para conduzir o processo de modernização dos Estados Africanos.

O Reino do Marrocos, no âmbito da implantação de sua nova Constituição de 2011, inicia uma dinâmica global de nivelamento institucional, político, econômico e social e uma série de reformas para ancorar e dar base a Democracia de Estado de direito e a consolidação do processo de modernização das estruturas do Estado, colocando o cidadão no centro desta dinâmica e de toda política pública que seja central, territorial ou local.

clique para ampliar clique para ampliarO encontro reuniu diversos centros internacionais de treinamento para gestores públicos.

Neste sentido, nos dias 28 e 29 de novembro na capital administrativa Rabat, o Ministério do Interior marroquino empreendeu um seminário internacional sobre Descentralização, Regionalização avançada e Capital Humano: Desafios e Práticas de Excelência, para apoiar a criação da Academia Africana das Governos Locais (ALGA), uma plataforma de desenvolvimento das capacidades locais como motor da descentralização e da regionalização avançada na África.

Convidado pelo Ministério do Interior do Marrocos, o Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal Curitiba), órgão ligado à ONU mantido no Brasil pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep/Sesi) apresentou aspectos da organização, governança, funcionamento e financiamento do centro e da Rede Cifal, dentre as experiências internacionais da Escola de Governo e Assuntos Políticos da Universidade de Virgínia nos EUA, a Embaixada da China, PNUD, Conselho da Europa, Instituto Europeu de Administração Pública de Barcelona  e instituições internacionais de treinamento do Canadá, França, Argentina, Bélgica e Holanda.

Para a coordenadora institucional Patrizia Bittencourt Pereira, o encontro consolida o processo de concepção e do estudo de viabilidade para a implantação da ALGA, não mostra apenas desafios, mas traz oportunidades para parcerias de desenvolvimento.

 

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO