Institucional - 26/02/2013

Sistema Fiep renova convênio de cooperação com o Unitar

Com o novo acordo, Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal) continua dentro da estrutura da entidade até 2016
clique para ampliar clique para ampliarEdson Campagnolo, presidente da FIEP e Alexander Mejía, diretor do UNITAR (Foto: Mauro Frasson)

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através do Sesi, renovou nesta sexta-feira (22) o convênio que mantém há três anos com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). O novo contrato, que garante a manutenção do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal) dentro da estrutura do Sistema Fiep, em Curitiba, foi assinado pelo presidente da Federação, Edson Campagnolo, o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, e o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do Unitar, o equatoriano Alex Mejía.

Responsável por desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento local, o Cifal está instalado em Curitiba desde 2003. Em novembro de 2009, quando foi assinado o primeiro convênio entre Sesi e Unitar, o centro passou a ser abrigado no Sistema Fiep. O novo contrato assinado nesta sexta renova a cooperação para o período entre 2013 e 2016.

“Muito já foi feito pelo Cifal até aqui, mas ainda há muito por fazer”, ressaltou o presidente da Fiep. “Curitiba é uma das 11 cidades do mundo escolhidas pelo Unitar para abrigar o Cifal, e é importante que ele esteja dentro do Sistema Fiep. O Cifal pode contar com o compromisso de nossa parceria”, acrescentou Campagnolo.

Alex Mejía também destacou a importância da parceria entre Unitar e Sistema Fiep. “O Cifal tem 11 centros no mundo. São centros irmãos, que trabalham da mesma maneira para construir capacidades em parceria com um sócio local. Para o Unitar, a Fiep é uma instituição única, porque nos permite atuar não apenas junto com o setor público, mas também com o privado. Essa interação é crucial para alcançarmos resultados positivos”, disse.

O diretor do Unitar também ressaltou a importância de se capacitar as lideranças responsáveis pelo desenvolvimento das localidades. “A Rio+20, no ano passado, colocou um enfoque prioritário no desenvolvimento local. O conceito de estado-nação está terminando, e o governo local emerge. E se não há governança local, é muito difícil a um país alcançar desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Cifal Curitiba – Desde 2009, o Cifal Curitiba promoveu atividades de capacitação que atraíram um público de quase dez mil pessoas. Os treinamentos são voltados especialmente a tomadores de decisão envolvidos diretamente com o desenvolvimento local, incluindo representantes da academia, setor público e sociedade civil organizada.

Para os próximos anos, os programas do centro devem abordar principalmente temas como mobilidade urbana e segurança no trânsito, economia criativa e uso da tecnologia de mídias sociais e comunicação na construção de cidades sustentáveis. Além disso, um dos papeis mais importantes do Cifal é na capacitação de administradores municipais para a gestão de projetos de financiamento. “Muitos governos locais pequenos não sabem como pedir apoio financeiro de uma instituição de financiamento ou não sabem como escrever um projeto. É um tema crucial para o desenvolvimento local e o Cifal atua na promoção dessa capacitação”, explicou Mejía.

Outro tema que ocupará a agenda do Cifal Curitiba nos próximos anos é um trabalho para ampliar o protagonismo politico do empresário paranaense. Para o diretor do Unitar, é importante que o empresariado se engaje nessas questões para que haja um maior equilíbrio nas decisões políticas. “É preciso um balanço entre o público e o privado. A única maneira para alcançar esse balanço é com funcionários públicos que entendam o setor privado e empresários que entendam o setor público”, disse.

A solenidade de renovação do contrato entre Sistema Fiep e Unitar contou também com a presença de representantes da prefeitura de Curitiba, que declararam interesse em também ampliar parcerias com o Cifal e o Sistema Fiep. Entre os presentes estavam o presidente do Instituto de Pequisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, e o presidente da Urbanização de Curitiba S/A, Roberto Gregório.

Fotos do evento no flickr 

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO