24/05/2013 - 17/06/2013

Fiep recebe visita de delegação de Tucumán

Missão do governo da província argentina veio conhecer projetos paranaenses na área ambiental
clique para ampliar clique para ampliarIntercâmbio verde: O vice-presidente da Fiep, Sidney Paciornik (de terno claro, ao centro) recebeu a delegação de Tucumán (Foto: Gelson Bampi)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu, nesta quinta-feira (23), a visita da delegação do governo da província de Tucumán, na Argentina, que veio conhecer o Paraná, a indústria paranaense e os serviços prestados pelo Sistema Fiep. A vinda dos argentinos foi facilitada pelo Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal).

O objetivo da missão argentina é conhecer as experiências do estado e da cidade de Curitiba em gestão de resíduos sólidos urbanos e trocar tecnologias e inovação na área ambiental. “Esse é o papel da Fiep, relacionar-se com os países vizinhos ao estado também. Assim como vamos ajuda-los, temos muito a aprender com eles. É uma relação de ganha-ganha”, explica Sidney Paciornik, vice-presidente da Fiep.

Da província argentina estavam presentes Luis Bravo, secretário de Relações Internacionais, Nancy Suero, tesoureira do Consórcio de Resíduos Sólidos, Carlos Alvarez, conselheiro do Consócio Metropolitano de Resíduos Sólidos de Tucumán e Alfredo Toscano, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da província. Também participaram do encontro representantes do Cifal Curitiba, do CIN, do Sesi, do Senai, do Governo do Paraná e o Cônsul Adjunto da Argentina no Paraná, Carlos Nazareno Ayala.

Tucumán é a principal produtora de açúcar e limão do país, que constitui a base de sua economia, e é o segundo maior produtor de feijão, ervilhas frescas e pimentão. 80% do açúcar produzido na Argentina vêm da província. A indústria local tem suas principais atividades nos setores de eletrônica, metalúrgica leve, têxtil, calçados, vestuário e caminhões pesados. O Paraná é oitavo destino das exportações argentinas.

Senai: exemplo verde

O maior interesse da delegação argentina foi em conhecer as tecnologias de gerenciamento, classificação, caracterização e disposição de resíduos sólidos feitos pelo Senai no Paraná. Além do plano de controle e estudo de impacto ambiental. “Viemos conhecer como o Paraná lida com o meio ambiente. Somos irmãos latino-americanos e podemos nos ajudar, cooperar, trocar e aprender com experiências e conhecimentos”, disse Nancy Suero, tesoureira do Consórcio de Resíduos Sólidos de Tucumán.

Essa é a segunda vez que uma delegação da província de Tucumán visita o Paraná. A missão prevê ainda uma visita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à empresa paranaense de tecnologia em gestão de resíduos sólidos urbanos e uma agenda no Governo do Paraná.

Veja as fotos da visita no álbum do flickr

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO