16/05/2014 - 16/05/2014

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras CICI 2014 conta com painel sobre Economia Criativa

Entretenimento como Estratégia Consciente de Desenvolvimento foi o tema debatido no Painel CICI 2014.

No dia 09 de maio foi realizado em Curitiba o Painel oferecido pelo Cifal Curitiba e Sesi PR com o tema “Entretenimento como Estratégia Consciente de Desenvolvimento”, que ocorreu durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras CICI 2014. O evento, realizado na Universidade Positivo, contou com seis painelistas convidados: Marco Bravo da Universidade de Austin (EUA), Marcos Cordiolli, Secretário Municipal de Cultura de Curitiba, Ricardo Dória da Grande Escola, Rodrigo Martins da Amazing Graphics, Marina Minanda da Mutopo e Rafael Perry da Infinitoo.

clique para ampliar>clique para ampliarMarco Bravo, Universidade do Texas - Austin (Foto: CIFAL)

O foco do debate foi como as cidades podem aproveitar mais os seu potencial cultural e criativo para promover atividades de entretenimento que alavanquem a economia local. O português Marco Bravo apresentou o modelo da cidade de Austin no Texas, Estados Unidos, e como as políticas de promoção da economia criativa aliadas a forte vocação universitária da cidade fizeram com Austin fosse considerada uma das melhores cidades para se viver no país uma das cidades mais criativas do mundo.

A segunda apresentação foi feita pelo Secretário Municipal de Cultura Marcos Cordiolli. O secretário citou exemplos de atrativos culturais da cidade e iniciativas que visam fortalecer os setores da moda, gastronomia e artes. Segundo ele para começar novos projetos precisamos recuperar atividades que estão fora do espaço físico, bem como pensar em modelos de governança que unam o poder público com as cadeias produtivas certas, nunca se esquecendo de aproveitar o espaço urbano, que seria um território variado de atividades criativas, as quais estão sendo muito pouco exploradas.

clique para ampliar>clique para ampliarDebate (Foto: CIFAL)

Ricardo Dória falou sobre a Grande Escola, que segundo ele “é a escola das coisas que não aprendemos na escola”. Ricardo fala sobre como existem coisas que não podemos colocar no nosso currículo, mas que ensinam para a vida. Ele mencionou problemas como não tirar férias e trabalhar exacerbadamente, desorganização, dentre outras coisas, que no dia a dia parecem não terem importância, mas que com o tempo aprendemos que fazem toda a diferença, e é isso o que A Grande Escola ensina.

As apresentações foram seguidas por um debate entre os palestrantes e alguns membros da plateia focado em desafios e oportunidades para as cidades brasileiras em desenvolver seu território com o uso do seu potencial criativo.

Veja as fotos do evento no álbum do Flickr.

Leia o relatório do evento para mais obter mais informações sobre o painel.

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO