Abril 2014 - 23/05/2014

Workshop Curitiba Suécia Para o desenvolvimento Urbano Sustentável

Evento em parceria com a Prefeitura de Curitiba promoveu o intercâmbio de ideias dentro de um modelo ?triple helix? de colaboração governo local, empresas e academia

O CIFAL Curitiba co-realizou nos dias 9, 10 e 11 de abril o Workshop Brasil Suécia pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável de Curitiba no auditório do Mercado Municipal da cidade. O evento foi um desdobramento da parceria firmada em novembro do ano passado entre o Sistema FIEP, a Prefeitura de Curitiba (secretarias municipais, URBS, IPPUC, CONRESOL), universidades locais (UFPR, UP, PUC-PR e UTFPR) e organizações suecas como o Instituto Real de tecnologia – KTH e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro – CISB. O objetivo do workshop foi identificar soluções conjuntas para a inovação urbana da cidade de Curitiba e região metropolitana.

A troca de experiências entre os diversos atores, incluindo pesquisadores de ponta brasileiros e suecos, permitiu a identificação de ideias e propostas que respondessem as demandas apresentadas pela Prefeitura de Curitiba. As discussões foram centralizadas em dois temas: mobilidade urbana (ex.: melhoria do transporte público, mobilidade sustentável, segurança) e gestão ambiental (ex.: economia circular, sustentabilidade das edificações). O resultado das discussões efetuadas nas palestras e oficinas foi apresentado no último dia do evento para o Secretário Municipal de Planejamento Fábio Dória Scatolin que ressaltou a importância desta colaboração para a cidade de Curitiba. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas que circularam nas sessões durante os três dias.

clique para ampliar>clique para ampliarAbertura do evento pelo prefeito Gustavo Fruet (Foto: PMC)

 

09 Abril – A sessão de abertura do evento contou com a presença do prefeito de Curitiba Sr. Gustavo Fruet, do presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Paulo Salamuni, dos reitores e representantes das universidades UFPR, UTFPR, PUC-PR e Positivo, bem como secretários e representantes de diversas pastas da administração municipal. O secretário Fábio Scatolin, responsável pela coordenação do evento, estressou a necessidade de reposicionar Curitiba como uma cidade inovadora. Segundo ele a inovação está concentrada em algumas regiões do globo e seu potencial de transformação depende da colaboração entre os diversos setores da sociedade, do mesmo modo como está sendo construído em Curitiba.

10 Abril - Por meio da metodologia World Café a equipe do CIFAL organizou para que os integrantes do evento fossem divididos em grupos de interesse, com o intuito de produzir ao término desse dia, o chamado de “Plano de Ação” com o objetivo principal de desenvolver parcerias estratégicas que possibilitassem soluções locais para os desafios urbanos dentro dos temas mobilidade urbana e gestão ambiental.

clique para ampliar>clique para ampliarDiscussões nas mesas (Foto: CIFAL)

11 Abril - Os “Planos de Ação”, desenvolvidos pelos grupos foram apresentados em plenária, assim como as considerações finais das Universidades Sueco-Brasileiras. O secretário municipal do Planejamento, Fábio Scatolin agradeceu aos esforços dispendidos pelo CIFAL em nome da FIEP por haver auxiliando na construção desse grande evento.

Veja as fotos deste evento no Flickr

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO