Diretor Executivo do UNIT

Nikhil Seth

Subsecretário Geral das Nações Unidas, Diretor Executivo, UNITAR

seth

Em 8 de junho de 2015, o Sr. Nikhil Seth foi nomeado como Subsecretário Geral das Nações Unidas, Diretor Executivo do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Antes de assumir o cargo como Diretor Executivo do UNITAR, Nikhil Seth era o Diretor da Divisão para o Desenvolvimento Sustentável, que faz parte do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) do Secretariado das Nações Unidas em Nova Iorque. Nesta função ele serviu como chefe do secretariado da Rio+20 e do secretariado da Terceira Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, liderando a preparação dessas conferências no Rio, Brasil e em Apia, Samoa. Ele também estava intimamente envolvido na coordenação e implementação desse processo.

A divisão do Sr. Nikhil Seth também foi responsável pelo suporte das negociações intergovernamentais da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que foi adotada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro.

Durante sua carreira nas Nações Unidas desde 1993, o Sr. Seth trabalhou como Assistente Especial e Chefe do Gabinete do Subsecretário-Geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (setembro 1993-junho 2001), Chefe da Subdivisão de Coordenação de Políticas na Divisão de Coordenação e Apoio ao ECOSOC (junho 2001-janeiro 2003). Como Secretário do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) e na Segunda Comissão da Assembleia Geral (fevereiro 2003-agosto 2006) e também como Diretor do Gabinete de Apoio e Coordenação do ECOSOC no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (agosto 2006-agosto 2011), onde guiou o trabalho do ECOSOC na implementação de novos mandatos chave, incluindo o Exame Ministerial Anual e oFórum de Cooperação para o Desenvolvimento.

Antes de unir-se ao Secretariado das Nações Unidas, foi delegado da ONU na Missão Permanente da Índia para as Nações Unidas (setembro 1990- setembro 1993) e esteve envolvido com diversas conferências e cúpulas, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro e ao processo relacionado as mudanças climáticas. Depois de juntar-se a ONU, esteve envolvido com a organização da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhague, na Conferência Internacional de Seguimento sobre o Financiamento do Desenvolvimento, realizada em Monterrey, na Conferência sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, realizada nas Ilhas Maurício, na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável e Cúpula Mundial da ONU, além da Rio+20.

Uniu-se ao serviço diplomático da Índia em 1980 e suas missões diplomáticas incluem Genova, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Gabão e Guiana Equatorial.

Antes de ingressar no serviço diplomático indiano, trabalhou como professor de Economia no St. Stephen College, Universidade de Deli por 2 anos.

O Sr. Nikhil Seth é mestre em Economia pela Universidade de Deli.

Centro Internacional de Formação de Atores Locais - CIFAL Curitiba
Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba - PR, Brasil - Telefone: +55 41 3271 7409

PARCEIRO ESTRATÉGICO